Respostas

2013-04-25T12:38:55-03:00

A partir do século XVII. Com a modernidade nasce a pedagogia como ciência. Como saber de formação humana.

2013-04-25T15:09:41-03:00

Podemos considerar atualmente que o grande esforço no ensino das Ciências,
em particular da Física, é tornar significativo o aprendizado de seus conteúdos, mesmo para
alunos que não dependerão profissionalmente destes conteúdos. Isto, certamente, não
significa que devem prescindir do conhecimento científico, pois este deverá ser visto, entre
outras coisas, como oportunidade para discussões amplas que envolvam os saberes da
Ciência abrangendo também a Ética, Tecnologia e Ambiente etc., ou seja, dar aos alunos
condições de compreendê-los conceitualmente na sua complexidade.
O estudo da Ciência objetiva também a apreensão dos Princípios e Leis que
regem a natureza, sendo, portanto, uma ferramenta de compreensão

 

 

Entendemos que a compreensão dos conceitos científicos deva ser vista em sua
complexidade e diversidade, porém, sem disjuntar os saberes que lhes servem de
ferramenta. Desse modo, utilizá-los não de forma mutilada em que cada uma das grandes
áreas do conhecimento científico especializado separa o que é de seu interesse,
prejudicando uma visão mais ampla do fenômeno. Esse tipo de compreensão disjuntiva não
reflete a natureza dinâmica, articulada, histórica, não-neutra do conhecimento humano.