Respostas

A melhor resposta!
2014-02-06T23:54:56-02:00
Para você entender bem vamos passo a passo:

Democracia de forma bem simples significa poder nas mão do povo, considerando-se a vontade da maioria.

Ela pode ser direta, quando, na necessidade da tomada de decisão, os cidadãos são chamados para votar nas possíveis soluções expressando suas vontades, e sendo adotada a solução que represente a vontade da maioria. É uma forma pouco prática, imagina no caso do Brasil, se para cada decisão do presidente, do governador ou do prefeito, tivéssemos que votar.

Há também a democracia indireta, em que o poder continua na forma do povo, mas sua vontade é manifestada pelos seus representantes como senadores, deputados, vereadores, que votam as questões representando a maioria do povo que os elegeu. É o nosso caso.

A democracia grega era direta, porque aqueles considerados cidadãos gregos compareciam em praça pública para votar as questões de governo.

Observe que, apesar de na Grécia antiga a democracia ser direta, ficava nas mãos de uma parcela pequena da população, pois o direito de voto não se estendia a todos, em função da cidadania ser concedida apenas para homens atenienses, filhos de pai e mãe atenienses, e com mais de 21 anos.
2 5 2