Respostas

2014-02-07T21:06:14-02:00
A teoria do materialismo histórico ficou historicamente conhecida com o nome de Marxismo em homenagem à Carl Marx, mas o trabalho que a desenvolveu foi de elaboração de Marx tanto quanto de Engels. 
A expressão materialismo histórico foi utilizada pela primeira vez em 1877 por Engels em uma referência ao que seria a concepção materialista da história. Nesta afirmação Engels aborda o fato de que a produção e atroca de produtos, em conjunto, constitu[iram a base de toda a ordem social.

A importância dessa teoria consistiu basicamente na evolução do socialismo tópico para o Socialismo científico (socialismo moderno) que analisava os problemas da sociedade capitalista de modo mais crítico propondo e defendendo contra esta sociedade um conjunto de ações práticas e diretas.

O método dialético utilizado segundo essa teoria assevera que nenhum fenômeno pode ser analisado isoladamente em relação aos outros fenômenos, por que tudo é um processo e está em transformação. Um exemplo da aplicação da teoria aos fatos daquela época é o estudo de problemas sociais () vinculadados ao modo de acumulaçao de capital na sociedade, ao governo e aos demais fatores s[ocio econômicos e culturais.

Espero que isso encaminha seu estudo, qualquer dúvida deixe uma mensagem na minha caixa de entrada, que daqui a meia hora dou uma olhada no material que tenho. Boa Sorte!