Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.

I - As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.

II - Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o Homo Sapiens , existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.

III - As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e IIl.

Gostaria de uma explicaçao!

1

Respostas

2014-02-09T01:05:20-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Estimada Alice,

A questão é muito interessante. A teoria da evolução contraria a ideia de que o mundo foi criado pronto, com todos os seres iguais aos atuais, há relativo pouco tempo. Ao invés de bilhões de anos o planeta, segundo algumas correntes desse tipo de pensamento, teria ao redor de 6.000 anos. Obviamente, isso contraria a razão, a lógica, e as evidências científicas, mas as pessoas que defendem esse posicionamento afirmam ter o direito de acreditarem nesse tipo de pensamento. Particularmente, é bem mais surpreendente imaginar o desenvolvimento a partir de uma única célula (o zigoto) em um ser humano completo em nove meses do que o processo evolutivo, fruto de mihões de anos de alterações. Basta imaginar também as enormes alterações que produzimos em nossos animais, como as diferentes raças de cachorro apenas controlando os indivíduos que vão ter filhotes).

Nesse sentido, recomendo, fortemente, a leitura dos livros de Richard Dawkins e de Carl Sagan ("O Maior Espetáculo da Terra" e "O mundo assombrado por demônios"), bem como o vídeo da cientista brasileira Suzana Herculano-Houzel (procurar no google o nome dela + ted).

Vamos à análise das alternativas:

I - As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros. [Informação errada, pois dentre os hominídeos -seres do gênero Homo cujo único representante atual é o ser humano- não se encontravam os gêneros Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros]

II - Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o Homo Sapiens , existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.  [Informação correta, haja vista que foram nossas características físicas, ainda que ligadas ao cérebro, que possibilitaram nossa adaptação aos diversos tipos de ambiente]

III - As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.  [Informação correta, pois a cultura e o desenvolvimento do ser humano necessitou milhares de anos para chegar o que é hoje].

Alternativa correta: d) Apenas II e III.

15 4 15
muito obrigado
você me ajudou muito!!
Por nada. Bons estudos!