Respostas

2013-01-04T00:07:09-02:00

logb a = x    onde   B^{x} = a Lê-se " Bê elevado a x é igual a "a"

Temos:


a = base do logaritmo
b = logaritmando
x = logaritmo

 

 a ≠ 1

 a > 1

 b > 0

 

Algumas propriedades:

 

1ª propriedade – Logaritmo de 1 em qualquer base a é 0.
loga1 = 0
loga1 = x
ax = 1 (a0 = 1)
x = 0

2º propriedade – O logaritmo da base, qualquer que seja a base, será 1.
logaa = 1
logaa = x
ax = a
x = 1

3º propriedade - O logaritmo de uma potência de base a é igual ao expoente m.
logaam = m
logaam = x
ax = am
x = m

4º propriedade - Se dois logaritmos em uma mesma base são iguais, então os logaritmandos também são iguais.
logab = logac 
logab = x → ax = b
logac = x → ax = c
b = c

5º propriedade - A pontência de base a e expoente logab é igual a b.
alogab= b
alogab= x
logab= ax
logax = logab
x = b

 

Existem dicas também sobre multiplicação, divisão e a "técnica do tombo", aconselho ter um material mais completo sobre o assunto, pois o mesmo é vasto.

1 5 1
A melhor resposta!
2013-01-04T12:58:40-02:00

 

 

 

veijam e assim tal iqual

a = base do logaritmo b = logaritmando x = logaritmo

 

a ≠ 1

a > 1

b > 0

 

Algumas propriedades:

 

1ª propriedade – Logaritmo de 1 em qualquer base a é 0. loga1 = 0 loga1 = x ax = 1 (a0 = 1) x = 0
2º propriedade – O logaritmo da base, qualquer que seja a base, será 1. logaa = 1 logaa = x ax = a x = 1
3º propriedade - O logaritmo de uma potência de base a é igual ao expoente m. logaam = m logaam = x ax = am x = m
4º propriedade - Se dois logaritmos em uma mesma base são iguais, então os logaritmandos também são iguais. logab = logac logab = x → ax = b logac = x → ax = c b = c
5º propriedade - A pontência de base a e expoente logab é igual a b. alogab= b alogab= x logab= ax logax = logab x = b

 

Existem dicas também sobre multiplicação, divisão e a "técnica do tombo", aconselho ter um material mais completo sobre o assunto, pois o mesmo é vasto.

1 5 1