Escreva a equação balanceada A droga metanfetamina C10H15N, sofre uma série de reações no organismo cujo resultado é a oxidação da metanfetamina sólida pelo gás oxigênio para produzir o gás dióxido de carbono, água líquida e o gás nitrogênio

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-09T11:56:17-02:00
2 C10H15N + \frac{55}{2}O2  ~> 20 CO2 + 15 H2O + N2

Multiplicar toda reação por 2 para eliminar aquele 2 do denominador


4 C10H15N + 55 O2  ~> 40 CO2 + 30 H2O + 2 N2
2 5 2
:)
só mais uma rs, como eu sei que é combustao total ?
Obrigado cara ;)
quando o produto final há liberação de CO2
SE for monóxido de carbono ( CO) , é uma combustão incompleta. Aquelas fumaças negras dos carros são combustões incompleta . Muito perigoso respirar aquilo.
2014-02-09T12:03:56-02:00
Nessa reação pode-se observar que há queima total da metanfitamina:

C10H15N + O2 -> CO2 + H20(liq) + N

havendo 10 Carbonos no reagente fica assim:

C10H15N + O2 -> 10CO2 + H20(liq) + N

e 15 Hidrogênios no reagente porém 2 Hidrogênios no produto divide-se 15 por 2:

C10H15N + 02 -> 10CO2 + 7,5H2O + N

tendo apenas 1 Nitrogênio:

1C10H15N + O2 -> 10CO2 +7,5H2O + 1N

calculando a quantidade de Oxigênio tanto do lado dos reagentes quanto dos produtos fica assim:

1C10H15N + 27,5O2 -> 10CO2 + 7,5H2O +1N

Pronto! Está balanceada a reação!
2 2 2
como voce sabe que é combustão total ? nao entendi