( Uerj-RJ) Um foguete persegue um avião, ambos com velocidades constantes e mesma direção. Enquanto o foguete percorre 4,0 KM, o avião percorre apenas 1,0 KM. Admita que, em um instante t1 a distância entre eles é de 4,0 KM e que, no instante t2, o foguete alcança o avião.
No intervalo de tempo t2 - t1, a distância percorrida pelo foguete, em km, corresponde aproximadamente a

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-09T17:31:04-02:00

Para saber o tempo em que ambos irão se encontrar é preciso igualar a zero a posição inicial do foguete:

 FOGUETE

S=So+vt

S=0+4vt

S=4vt

Avião

S=So+vt

S=4+1vt

Igualar as equações:

4vt=4+1vt

vt=4/3

Equação 1 (Para saber o tempo em que o foguete se encontrar com o avião)

S=0+4vt

S=4.(4/3)

S=16/3 ---> S= 5,3



12 4 12
será q vc poderia me responder uma coisa, eu só não entendi a parte d Igualar as equações onde vt=4/3
As equações foram igualadas para descobrir o tempo em que ambos irão se encontrar, pois percebe-se que no problema não é dado a velocidade e o tempo. Respondi sua dúvida?
sim eu entendi isso, na vdd eu não entendi como surge o número 3
Isso é uma equação de 1° grau: 4vt=4+1vt ---> 4vt-1vt=4 ---> 3vt=4 ---> vt=4/3. Entendeu?
2014-02-09T17:42:42-02:00
Da para perceber que a velocidade do foguete é 4 vezes maior que a do aviao, entao utilizando a formula d = v x t deve calcular

d foguete = 4 v aviao x t              d aviao = v aviao x t + 4km

entao igualando AS DISTANCIAS teremos:
4vA x t = vA x t + 4
3vAt = 4
t = 4/3 vA

agora substitui a distancia do foguete :

d foguete = 4vA x 4/3vA    ( deve cancelar as velocidades )
d foguete = 16/ 3
d foguete = 5, 33333...

1 5 1