1- Para preparar uma tinta, um pintor mistura, a cada 5 latas de tinta 2 latas de agua. Quantas latas de tinta são necessárias se o pintor utilizou 5 latas de agua na preparação da tinta?
2- Para fazer uma solda comum, o funileiro, em sua oficina, usa chumbo e estanho na razão de 3/7. Ele vai soldar uma peça que exige 210g de solda. Quanto de estanho e quanto de chumbo ele vai utilizar?
3- A razão entre as medidas das alturas de Marcelo e Renzo é de 96/100. A respeito disso, responda:
A) Quem é mais alto?
B) Se a medida de Marcelo é 1,86m, qual á a medida da altura de Renzo?

2
3- Renzo é o mais alto, porque enquanto Marcelo tem 96, ele tem 100
96 ----- 100 assim como 1,86 ------ x meio pelos extremos 96x = 186 x= 186/96 x= 1,9375m
Obrigada!
não há de quê

Respostas

2014-02-09T19:01:34-02:00
5 tintas ------ 2 águas
x tintas ------ 5 águas
meio pelos extremos
2x = 5 * 5
x = 25/2
x = 12,5 latas de tinta
1 4 1
A melhor resposta!
2014-02-09T19:07:39-02:00
1- 5------2    2x=25 -> x=12,5 latas de tinta
   x-------5

2- chumbo/estanho = 3/7

chumbo + estanho = 210
C/E = 3/7

logo a solda é composta por 7 parte de E e 3 partes de C,
logo formam-se 10 partes, 70% de estanho e 30% de chumbo.
210g = 100%
em 210g temos 70% de estanho = 0,7 x 210=147g
em 210g temos 30% de chumbo = 0.3 x 210=63g



2 5 2