Respostas

2014-02-10T18:36:19-02:00
Objetividade: Não tem dupla interpretação, é claro, não exprime opinião, é concreto, não utiliza figuras de linguagem. Fornece informação precisa, transmitindo conhecimento.
exemplo: No dia 20 de janeiro, o vice prefeito assumiu o cargo no lugar do prefeito afastado por corrupção.

Subjetividade:Expressa visão pessoal do autor. Usa figuras de linguagem para expor suas idéias. predomina a impressão que o autor tem sobre o assunto.
Exemplo: O vice prefeito que assumiu o cargo no lugar do prefeito afastado, não fará uma boa administração. Todos são iguais, tudo vai acontecer novamente.

2014-02-10T18:40:37-02:00
Uma maneira fácil de entender é perceber que tudo pode ser observado sob dois aspectos, um interno que tem haver com o sujeito que observa e o outro é um asoecto externo, no qual as opiniões pessoais não devem interferir. Partindo daí, segue o entendimento de subjetividade e objetividade, que por seus conceitos se diferenciam, pois a subjetividade pertine ao sujeito observador, está relacionada à sua opinião, enquanto a objetividade deriva dos conceitos estabelecidos pela ciência ou sociedade como um todo, independente da opinião do observador. Portanto tem-se:

Por subjetividade o que se dá no espaço íntimo do indivíduo, seu mundo interno, é a maneira como este vê o mundo e tudo o que acontece, valorando os fatos de acordo com suas experiências pessoais, quanto aos seus valores, depende da formação do indivíduo, do contexto cultural em que este tenha se desenvolvido. Um bom exemplo do que ocorre no mundo interno são os sentimentos, mais aí também orbitam os pensamentos e valores.


Já, por objetividade podemos classificar tudo o que é externo ao indivíduo, conceitos, normas, definições pré estabelecidas, ou seja, o que dá qualidade àquilo que é objetivo, externo à consciência. A objetividade surge da observação imparcial, independente das experiências e preferências individuais. 

Como se vê, os próprios conceitos diferenciam subjetividade de objetividade, mas em resumo poderia ser dito que a primeira refere´se ao que se passa no mundo interno do indivíduo refletindo sua opinião sobre os fatos, enquanto a segunda representa os fatos exteriores que ocorrem, sem afetação de conjunto de valores pessoais na sua definição ou interpretação.

Espero que tenha ajudade!