Respostas

A melhor resposta!
2014-02-10T14:22:48-02:00
Todo número inteiro negativo ou positivo é racional,logo -3 é racional.
Agora podemos provar sendo que todo número racional pode ser representado por meio de fração,e com o número -3 não é diferente veja ...
 -3 =  -\frac{p}{q}  = -\frac{3}{1} , -\frac{6}{2} ,- \frac{12}{4} ,- \frac{27}{9} ...
1 5 1
2014-02-10T14:26:21-02:00
Racionais voce pode escrever em forma de fração 
Ex: 3
3/1 = 3
6/2 = 3 
entao 3 é um racional, e irracional são aquele que nao podem 
ser escritos Ex:
 3,1415926538
Note que esses números têm INFINITOS casas decimais, que não formam período e nao podem ser representadas por fracoes, 
Ja 0,33333 é um racional, porque embora ele tenhas infinitas casas decimais, elas os numeros se repetem,
1/3 = 0,3333333
 deu pra entender ?