Respostas

2014-02-10T18:39:08-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Lilian,

Conforme pode imaginar, os recursos alimentares era bastante limitados, de modo que os grupos de índios eram nômades. Dessa maneira, eles se estabeleciam em um determinado local, caçando e coletando o que podiam. Com o tempo, o número de animais diminuía em virtude da morte dos bichos ou da fuga do local, bem como a quantidade de materiais de coleta já não era mais o mesmo, pois, com o consumo, reduzia-se quantidade de frutas, raízes e outros.

Desse modo, os grupos precisavam mudar de local, para novas áreas nos quais os alimentos estivessem mais disponíveis. Tais áreas, muitas vezes, eram alvo de disputas entre diferentes tribos.

Além disso, os índios lutavam pelo acesso a determinados locais para aproveitarem, por exemplo, a estação de coleta de caju ou outras frutas. Além disso, a antropofagia, o fato de comerem seus prisioneiros, era um meio de adquirirem a quantidade de nutrientes, bem como de fortalecerem a unidade dos grupos.

Portanto, as rivalidades estavam relacionadas à sobrevivência dos grupos em um meio bastante hostil à vida humana.
1 5 1