Tarefa

Foto de perfil do usuário jessykkaren

Quantas e quais sao as massas continentais?mim ajudem por favor

por Jessykkaren

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Jessykkaren

Respostas

Respostas

Foto de perfil do usuário stefanirios
Massas de ar são porções ou volumes da atmosfera que possuem praticamente as mesmas características de pressão, temperatura e umidade por causa de sua localização e são bastante espessas e homogêneas. 

As massas de ar se formam sobre grandes áreas de terra ou água uniformes, onde não há muito vento. Assim, o ar vai adquirindo características de acordo com a superfície sobre a qual se encontra. Uma massa de ar localizada sobre um oceano, por exemplo, costuma ser bastante úmida, ao contrário de uma massa de ar formada sobre um continente que, geralmente, é seca. 

Os processos ou fenômenos que fazem com que a massa de ar vá adquirindo características adaptadas à superfície são a radiação solar, a convecção vertical (quando o ar morno próximo à superfície da terra subitamente levanta indo para a camada superior da troposfera e depois retorna em questão de dias), a advecção (movimento horizontal da massa de ar quando uma substitui outra de características diferentes) e a turbulência. 

As massas de ar se movimentam pela troposfera devido à diferença de pressão e temperatura caracterizando as áreas de alta e baixa pressão. As áreas de baixa pressão são áreas de grande nebulosidade e precipitação elevada devido ocasionada pela grande instabilidade atmosférica e ao fato de serem receptoras de ventos. Já as áreas de alta pressão são livres de nebulosidade e com maior estabilidade atmosférica, tendendo a temperaturas menores. 

Duas massas de ar, ao se encontrarem, não se misturam como seria de se esperar, pelo contrário, elas mantêm as características adquiridas no local de origem. Isso faz com que surja uma “frente” ou uma “descontinuidade” ao longo da zona limítrofe das massas de ar (é o que chamamos de “frente fria”, por exemplo, quando duas massas de ar frio se encontram). De qualquer forma, quando uma massa de ar cruza uma região ela causa uma mudança brusca na temperatura por causa da substituição de um ar pelo outro. 

As massas de ar podem ser classificadas de acordo com o local e latitude onde se originam e de acordo com a temperatura em relação à superfície de contato. Quanto ao local de origem, podemos classificá-las em “continental” ou “marítima”, quando se formam sobre continentes ou sobre o mar respectivamente. Quanto à latitude de origem, classificamos as massas de ar em “árticas”, “polares”, “tropicais” ou “equatoriais”. E, quanto à temperatura com relação à superfície de contato (local sobre o qual se encontram no momento), classificamos em “quentes” ou “frias”. 


  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (8)
  • Avaliar Avaliar: 5, Votos: 2

Comentários

Escreva aqui seu comentário...