Respostas

A melhor resposta!
2014-02-10T19:08:32-02:00
Antes São Paulo ficava na área de abrangência da Região Sul. Era uma designação antiga... São Paulo, ainda nos tempos Coloniais e Imperiais, pertencia à região Centro Sul. 
O Brasil era dividido em duas grandes regiões... Norte e Sul. 
E olha que na maior parte do Período Colonial, a região "Maranhão e Grão Pará" – e depois "Grão Pará e Maranhão" – não fazia parte do Brasil, que começava um pouco mais para baixo. 
Os estudos feitos em São Paulo e no Rio de Janeiro apontam que isso se devia as correntes marítimas que, pelas quais, era mais fácil ir do Maranhão para Lisboa do que ir do Maranhão para o Rio de Janeiro. 
Mas se você for notar os estudiosos do Pará e do Maranhão, eles vão demonstrar o quanto essa outra “Colônia” (se é que se pode utilizar esse termo) estava incumbida, entre outras coisas, de defender as fronteiras brasileiras, para que a capital pudesse crescer economicamente, mesmo que em detrimento da Região Norte. 

E, é claro, isso é proibido ensinar nas escolas (rsrs), pis com a educção é feita e pensada pelas elites, não se pode tirar o direito de nossas classes dominantes de culpar os nordestinos pelas tragédias brasileiras. Fazer o que, se os dominados (até os revolucionários) acreditam que a saída está na “educação”?
2 5 2
2014-02-10T21:39:31-02:00
Os estudiosos em São Paulo e no Rio de Janeiro apontam que isso devia,as correntes maritimas que pelas quais,era mais fácil ir do Maranhão para Lisboa do que ir do Maranhão para o Rio de Janeiro.
2 3 2