Respostas

A melhor resposta!
2014-02-11T11:19:17-02:00
Olá, a Introdução e a conclusão dependem do trabalho que você fez.  A primeira deve apresentar o seu trabalho e a ultima resumir ps dados que foram pesquisados fornecendo uma conclusão sua acerca do tema, sob pena de falta de coesão textual.

Aegue um esqueleto, por exemplo, de um trabalho sobre o mito na Grécia antiga, para você preencher, substituindo o que está em negrito por temas que você aborda no desenvolvimento.

Para a introdução:

"O presente estudo teve por base a pesquisa literária e visa abordar  o modo de vida da sociedade grega da antiguidade em relação ao uso dos mitos para explicação da vida e dos fenômenos naturais, bem como a maneira como estes se comportavam em relação às divindades relacionadas a cada um dos mitos. // A compreensão de mundo tornava-se simples por não haver a necessidade da comprovação empírica daquilo que os sacerdotes afirmavam, acreditar que todos os acontecimentos eram desígneos dos Deuses era o comportamento padrão. /// A par desta facilidade, a inquietude humana causada pela necessidade de entender a própria existência e os fenômenos naturais levou o homem grego a desenvolver um processo racional para busca do conhecimento que mais tarde ganhou o nome de filosofia."

Repare que há três momentos neste exemplo: primeiro digo o que será analisado (o texto em negrito atá o ponto em que o separei por//), logo depois extendo um pouco dizendo como eles se sentiam sobre o tema, ou seja, o que orientava seus comportamentos (texto em negrito até onde separei por ///), por fim anuncio o desfecho, digo se tudo permaneceu ou se mudou, como se concluiu o processo histórico.

Para cada um destes três tópicos deve haver pelo menos um tópico no desenvolvimento. Tópicos que sugiro para o caso supra:

1 - O mito na Grécia Antiga (explicar o que era, a força que tinha, como se construia, seu cárater educativo))

2 - A vida social em torno do Mito (explicar como a vida cotidiana era afetada pelo culto aos Deuses e Heróis)

3 - As consequências positivas para a cultura nascidas da crença nos mitos (estimulação da criatividade artística que se manifestava nos poemas, histórias, contos, pinturas, esculturas feitas em honra dos Deuses e para retratar seus feitos, assim como os dos heróis)

4 - As consequências negativas da base do pensamento ser o mito ( o atraso no desenvolvimento do conhecimento humano empírico advinda da aceitação de uma explicação religiosa em detrimento da busca científica por respostas para os acontecimentos)

Baseado em um desenvolvimento como este, a conclusão deve abordar a importância para o período na história e o que o mito nos deixou de ensinamento. Segue um exemplo:

"O mito, como a primeira forma estruturada de explicar o mundo na Grécia Antiga, foi de fundamental importância no processo de evolução do conhecimento, além de nos deixar um farto arcabouço artístico, já representava a inquietude humana na busca pelo entendimento do que seria o homem, o universo que o cercava, suas funções e seu destino. No processo evolutivo do pensamento, os crescentes questionamentos e a necessidade de comprovação do que se dava como explicação para os fenômenos conduziu o ser humano a uma nova etapa do conhecimento, o conhecimento racional. Nete novo caminho, a filosofia ocidental nasceu e se desenvolveu, ganhando espaço de grande importância em todos os campos do saber, uma vez que está sempre voltada à busca da verdade. Quanto ao mito, este não desapareceu, além de representar o estímulo inicial na busca por explicações, hoje ocupa lugar estimulando o imaginário humano, dando origem às mais variadas obras de arte, ou seja, continua a impulcionar o conhecimento, ainda que de outra maneira."

Espero que você consiga adaptar o exemplo ao tema de seu trabalho. Boa sorte
2 5 2