Respostas

A melhor resposta!
2014-02-11T11:33:39-02:00
1° pega uma tabela periódica ...

2° observe o número de cada elemento no composto

Ca(OH)2  ~> Ca + 2 O  + 2 H  ~>   [ 40 + 2( 16) + 2 (1) ] = 74 g / mol

Ca(Clo3)2 ~> Ca + 2Cl + 6O ~> [ 40 + 2(35,5) + 6(16) ] = 207 g / mol


(NH4)2SO4 ~> N2 + H8 +  + S + O4 ~> [ 2(14) + 8 + 32+ 4(16) ]  = 132 g / mol

- Ca3(PO4)2 ~> mesma coisa  = 310 g / mol




2 5 2
2014-02-11T11:48:15-02:00
Para você encontrar a massa molar, basta somar as massas atômicas.
1) Ca(OH)2 = 74 g/mol
Nesse caso, temos: Ca = 40, O = 16 e H = 1. Como os índices do OH é 2, você irá multiplicar suas massas por 2. O = 16 x 2 = 32 e H = 1 x 2 = 2. Logo, 40 + 32 + 2 = 74.
2)Ca(ClO3)2 = 206,9 g/mol
Nesse caso, temos: Ca = 40, Cl = 35,45, O = 16. Como os índices do Cl é 2, você irá multiplicar sua massa por 2. Cl = 35,45 x 2 = 70,9, já o O possui índice 3 e 2, onde 3x2 = 6. Dessa forma, O = 16 x 6 = 96. Logo, 40 + 70,9+ 96 = 206,9.
3) (NH4)2SO4 = 132 g/mol
Nesse caso, temos: N = 14, H = 1, S = 32 e O = 16. Como os índices do N é 2 , basta multiplicar a massa por 2, onde N = 14 x 2 = 28. O índice do H é 4 e 2, onde 4x2 = 8, você irá multiplicar sua massa por 8. H = 1 x 8 = 8 e O = 16 X 4 = 64. Logo, 28 + 8 + 32 + 64 = 132.
4)Ca3(PO4)2
= 309,948 g/mol
Nesse caso, temos: Ca = 40 x 3 = 120, P = 30,974 x 2 = 61,948, O = 16 x 8 = 128. Logo, 120 + 61,8 + 128 = 309,948.

Espero ter ajudado.




1 5 1