Respostas

2013-01-05T23:23:20-02:00

olá boa noite, nao entendi muito bem sua pergunta. O que entendi é que voce gostaria de ajuda em como localizar as partes dos continentes dentro dos trópicos (câncer e capricórnio), Linha do Equador ( Norte, Sul); Meridiano de Greenwich (Leste, Oeste);  quando fala em parte totalmente ao Norte, este mesmo continente ou país não pode ter nem uma mínima parte no Sul.

 

Aconselho a analizar um mapa que tenha essas informações, visualizar as dúvidas e me add depois para explicar melhor sua pergunta se ainda nao tiver sanado as dificuldades se preciso.

 

  • Usuário do Brainly
2013-01-06T13:50:39-02:00

Os pontos de orientação

 

Para que uma guria vá de sua casa até a escola, precisa conhecer o caminho e memorizar por onde passa. Uma Igreja, uma padaria, a rua da casa da sua avó etc. Este não é um percurso longo; como fazer então para orientar-se numa distância maior, onde não existam referências, como num deserto ?

Para tal, o homem antigo aprendeu a utilizar o Sol, a Lua e as estrelas para não se perder, e assim poder ir para onde queria sem se perder. Passado algum tempo o homem percebeu que estas medidas não eram suficientes para encontrar com precisão seu destino. Para melhor se orientar, o homem traçou quatro pontos principais, que chamou de pontos cardeias.

Para determinar os pontos, o homem estendeu o braço direito em direção ao Sol nascente e chamou este de ponto LESTE; o ponto onde o braço esquerdo apontava chamou de OESTE; o ponto à sua frente chamou de NORTE; e aquele nas suas costas de SUL; estas quatro direções formavam os pontos cardeias ou principais, mas outros foram criados para dar maior exatidão do local onde se estava: eram os pontos colaterais, que são: nordeste (NE), noroeste (NO), sudeste (SE), sudoeste (SO). O conjunto destes pontos chamamos ROSA-DOS-VENTOS.

A bússola foi inventada para facilitar as viagens, sendo um instrumento fundamental para orientação. Com o aumento do comérico mundial e o desenvolvimento de outros meios de transporte, também foi melhorando o sistema de orientação. O sistema utilizado até aqui facilitava o trajeto, do ponto de origem até o destino, mas não indicava a posição atual. Criou-se o sistema dos paralelos e meridianos. A Terra sendo uma esfera pode ser dividida em duas metades ou hemisférios.

A extremidade de cada hemisfério recebeu o nome de pólo (pólo norte e sul). Unindo com um círculo um pólo ao outro foi possível estabelecer os meridianos. A partir do círculo que separa um hemisfério do outro, chamado equador, foi possível traçar outras circunferências paralelas ao equador e perpendiculares asos círculos meridianos: os paralelos.

 

Coordenadas geográficas

 

As coordenadas geográficas formam sobre o mapa do globo terrestre um quadriculado que obter rapidamente a localização geográfica de qualquer ponto da superfície da Terra. As medidas em graus das coordenadas geográficas de um lugar dão sua latitude e longitude.

 

Latitude: distância em graus de um lugar qualquer da superfície terrestre até o equador. Sendo o equador a referência (paralelo 0^{\circ}), a latitude dividi-se em norte ou sul, indo de (0^{\circ} até 90^{\circ}.

 

Longitude: DIstância em graus de um lugar qualquer da superfície terrestre até o meridiano de Greenwich. Este é o meridiano 0^{\circ}, dividindo a longitude em leste e oeste, variando até 180^{\circ}.