Respostas

2014-02-11T18:37:09-02:00
Um das leis fundamentais da Física é a da conservação da energia mecânica de um corpo: E = K + U = constante, aonde K = enercia cinética e U = energia potencial. Entretanto, somente se um corpo está sob a ação somente de forças conservativas. Assim, se K aumenta, U deve diminuir e vice-versa de modo a manter E constante.
A força gravitacional é um tipo de força conservativa. Um exemplo de força não consevativa é a força de atrito que também é chamada força dissipativa. Uma força é dita conservativa quando o trabalho realizado por ela para mover um corpo de um lugar a outro independe do percurso, ou seja, independe do caminho escolhido. 
Nem sempre a energia mecânica é proveniente do movimento da matéria: numa explosão de uma estrela, por exemplo, a matéria ganha energia cinética e potencial (proveniente da energia liberada da explosão). 
Assim, a conservação da energia mecânica é menos geral do que a conservação da energia total.


2014-02-11T18:50:29-02:00
O principio  da conservação de energia mecânica diz que num sistema isolo lados constituídos por corpos que interagem apenas com forças conservativa a energia mecânica total permanece  constante. um corpo em queda livre perde constantemente energia potencial gravítica.