Respostas

2014-02-11T19:53:10-02:00
Havia uma grande resistência dos indigena quanto a escravidão que foi marcada por guerras, fugas e recusa ao trabalho, além da morte de muitos deles. Mas a principal causa da substituição era de uma melhor organização da produção açucareira . Para conseguir dar conta desta expansão. tornou-se necessária uma mão de obra  mais especializada como a dos africanos.
1 5 1
2014-02-12T09:20:10-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

Os índios passaram a ser escravizados para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar. Entretanto, na divisão de trabalho indígena, os homens caçavam e guerreavam, cabendo às mulheres o cultivo de alimentos e coletas de frutas. Sem liberdade, tendo que realizar um trabalho feminino que para eles não fazia muito sentido, muitos preferiam morrer de fome, suicidando-se, bem como se recusando a trabalhar. Dessas características de não conseguirem obrigar os índios ao trabalho pesado na lavoura por muito tempo, criou-se o mito de que os indígenas seriam "preguiçosos". Além disso, em razão de conhecerem bem a terra, falarem o idioma da região, bem como as tribos aliadas dos portugueses  e os jesuítas começarem a rejeitar esse tipo de tratamento, tornou-se mais interessante a importação de escravos africanos.

A partir de então, a escravidão já havia entre os próprios africanos e pelos árabes, além da mão de obra africana ser utilizada com sucesso nas lavouras de cana das ilhas da Madeira e Cabo Verde. Além disso, em razão de desconhecerem a natureza, o idioma, bem como estarem mais adaptados ao trabalho agrícola, os africanos fugiam menos. No discurso religioso dos jesuítas e outras correntes, a escravidão do negro era aceita.

Outro fator importante, foi a organização do comércio internacional, possibilitando a regularidade e um preço relativamente baixo a ser pago pelo negro, de maneira que o lucro compensava os custos.
1 5 1