Respostas

2014-02-11T20:27:44-02:00
A Segunda Guerra Púnica é o mais conhecido dos confrontos bélicos acontecidos no quadro das Guerras Púnicas entre as duas potências que então dominavam o Mediterrâneo ocidental: Roma e Cartago. A contenda acostuma datar-se desde 218 a.C., data da declaração de guerra de Roma após a destruição de Sagunto, até 201 a.C., em que Aníbal e Cipião acordaram as condições da rendição de Cartago. 

Foi através da vitória neste conflito que Roma começou sua grande expansão. Ao final da guerra, os vitoriosos romanos tomaram o controle do Mediterrâneo ocidental, começaram a anexar a península Ibérica e a completar a subjugação da própria península Itálica, firmaram alianças no norte da África e começaram sua expansão em direção ao Oriente, para a Ilíria, para a Grécia e para a Anatólia. 

Foi um conflito demorado, que envolveu toda a bacia oeste do Mediterrâneo, estendendo-se da península Ibérica até a península Itálica e desde o sul da Gália até o norte da África. 

Igualmente importante foi a destruição do poderio cartaginês, decisivo para a equação de poder no ocidente por vários séculos, assim como as mudanças que muito contribuíram para a definitiva consolidação da forma do exército romano, que passou por importantes transformações no período.
2014-02-11T20:28:41-02:00
Quem venceu as guerras púnicas foi Roma. :)