Respostas

A melhor resposta!
2014-02-11T20:53:44-02:00
Bom funciona assim:
Em notações o numero não pode ser menor que 1 e nem maior que 10.
Então caso tenhamos o seguinte numero 3000000
Em números que a virgula não são visíveis ela esta na sua ultima casa ou seja seria 3000000, --> Para que ele chegasse ao 3 teríamos que deslocar a virgula ate la sendo assim andando 6 casa e ficaria assim 3.10^6( Elevado a 6 pois a virgula esta sendo deslocada para esquerda sentido positivo.)
Caso fosse 0,000005 deveríamos deslocar a virgula pra >>(Direita) logo chegaríamos ao valor 5.10^-6.
Existe algumas regras para adição, subtração multiplicação ou divisão
Adição e Subtração - devemos igualar os expoentes(o melhor e sempre deslocar o numero menor pra o maior)
Multiplicação - Multiplicamos os valores conservamos a base e somamos os expoentes
Divisão - Dividimos os valores conservamos a base e invertemos o sinal do denominador já que e feito uma subtração.
1 5 1
2014-02-11T20:56:50-02:00
Física
Basicamente na notação cientifica vc deve escrever um numero entre 1 e 9,9 acompanhado uma multiplicação de 10 elevado a algum numero por exemplo 5,0 * 10^2 = 500

Para transformar um numero grande qualquer em notação cientifica, devemos deslocar a vírgula para a esquerda até o primeiro algarismo desta forma:200 000 000 000 » 2,00 000 000 000note que a vírgula avançou 11 casas para a esquerda, entao em notação cientifica este numero fica: 2 . 1011.

Para com valores muito pequenos, é só mover a virgula para a direita, e a cada casa avançada, diminuir 1 da ordem de grandeza:0,0000000586 » movendo a virgula para direita » 5,86 (avanço de 8 casas) » 5,86 . 10-8-12.000.000.000.000 » -1,2 . 1013

Operação com NC
em caso de multiplicação é só multiplicar os valores que está sendo multiplicado pelo base 10 e somar os expoentes.
Ex: ( x*10² )* (y*10²) = x*y*10^4

Na divisão o processo inverso,dividi os numeros e diminui os expoentes..

1 5 1