Respostas

2014-02-11T21:00:13-02:00
A geratriz é uma fração que tem como: 
"numerador"===> a parte não periodica seguida de um periodo menos a parte não periodica 
"denominador"===> tantos nove quantos algarismos do periodo, seguido de tantos zeros quantos algarismos da parte não periodica depois da virgula.

Exemplos:

0,444 ===> 4 / 9

1,2444===> (124-12) / 90= 112 / 90 (1)

0,123123==> 123 / 999 (2)

1,07123123 ===> (107123 -107) / 99900= 107016 / 99900

(Evidentemente as frações podem ser simplificadas):
112 / 90 (1) = 56/45
123 / 999 (2) = 41/333
A melhor resposta!
2014-02-11T21:02:15-02:00
Comece chamando a dízima de x
exemplo:
x = 0,444...
multiplique por 1 seguido do número de casas que se repetem na dízima (nesse caso, por 10)
10x = 4,444...
-  x  = 0,444...
  9x = 4
logo x = 4/9
1 5 1
pq por dez?
pq nessa dízima o único número que se repete é o 4. se a fração fosse 0,123123123... vc multiplicaria por 1000 por exemplo
mas ta dando errado vom a fdizima
0.2222....
10x = 2,222...
menos x = 0.222...
fica 9x = 2
logo x = 2/9