Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-04-27T09:23:20-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Suelaine, primeiramente, temos que saber a fórmula do termo geral de uma P.A., que é:

 

\centerline{\boxed{a_{n}=a_{1}+(N-1) \cdot r}}

 

Vamos substituir as incógnitas através das informações:

an = 99 (sendo o último termo)

a1 = 4 (primeiro termo)

N = 20 (número de termos)

r = razão, que será a incógnita, pois queremos acha-la.

 

a_{n}=a_{1}+(N-1) \cdot r

 

99=4+(20-1) \cdot r

 

99-4=19 \cdot r

 

95=19 \cdot r

 

\frac{95}{19}= r

 

\boxed{r = 5}

 

A razão desta progressão aritmética vale 5.

1 5 1
A melhor resposta!
2013-04-27T09:23:32-03:00

colocando os valores na fórmula da PA    VEJA A1 = 4 , AN = 99 ,NUMERO DE TERMOS É 20 ENTÃO RESOLVENDO A FÓRMULA TEREMOS

99 = 4 + ( 20 - 1) . r aplicando a distributiva  teremos

99 = 4 + 19r

99-4 = 19r

95 = 19r

95/19 = r

 

a razão é 5

1 5 1