Respostas

2014-02-13T10:33:31-02:00
A Família Real Portuguesa veio para o Brasil  após a invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal. A França estava em plena expansão territorial e a Inglaterra era seu principal inimigo, e, como Napoleão não conseguia derrotá-la, proibiu que os países europeus fizessem qualquer tipo de comércio com os ingleses,fechando os portos, decretando o Bloqueio Continental em 1806. O principal objetivo era enfraquecer o comércio dos produtos industrializados da Inglaterra, e, consequentemente o enfraquecimento econômico.
Portugal não podia aderir a esse bloqueio já que era totalmente dependente da comercialização com a Inglaterra. Era o principal país que Portugal exportava seus produtos e também importava. Portugal continuou a comercializar com a Inglaterra, furando assim o Bloqueio Econômico.
Napoleão ficou insatisfeito e preparou suas tropas para invadir Portugal. Só restava o Brasil para que a Família Real refugiasse, o que aconteceu em novembro de 1807.
A Inglaterra deu cobertura na fuga e, Portugal continuou comercializando com ela, enviando a maior parte das riquezas do Brasil para os ingleses.
 
2014-02-13T13:16:13-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada Julyane, 

O Bloqueio continental ocorre quando Napoleão tenta enfraquecer a Inglaterra economicamente ao proibir que todos os países do continente europeu comercializassem com os ingleses, bem como de receber navios franceses em seus portos.

O governo português, tendo que analisar se optaria por uma invasão inglesa ou francesa, decidiu tomar uma solução inovadora. Desse modo, a maior reação adversa que a França enfrentou entre os países foi a desobediência de Portugal em fechar os portos à Inglaterra, culminando com a fuga para o Brasil da família real, dos funcionários públicos, da corte, bem como de muitos outros. Desse modo, o Império Português seguiu mantendo comércio com os britânico, garantindo um mercado importante para o comércio inglês.

Vale ressaltar que, nesse período, o rei determinou que o Brasil deixava de ser colônia e era elevado à categoria de reino, passando a ser o centro do império português

Assim, o processo de independência política do nosso país ocorreu após as imensas mudanças trazidas com a chegada ao Brasil da família real e dos milhares de funcionários, nobres, e outros que vieram fugindo da ameaça representada por Napoleão Bonaparte.

Isso resultou da determinação do rei para a abertura dos portos às nações amigas, fundação do Jardim Botânico, aumento da impressa e da educação, bem como a formação e fortalecimento de uma elite que estava, fortemente, baseada na produção com base na utilização de escravos. Inclusive, a atividade econômica mais fortalecida com essa mudança foi a dos traficantes de africanos.
 
Desse modo, a independência do Brasil passou a ser uma estratégia para a manutenção do poder e das vantagens do grupo dominante que permitiam que as riquezas permanecessem nas mãos de poucos, bem como seguisse com a concentração de poder e desenvolvimento em São Paulo e Rio de Janeiro, contribuindo para os problemas econômicos e desigualdades regionais, como a pobreza que assola até hoje a região norte e nordeste.

Vê-se, portanto, que as mudanças trazidas pela corte e todas as pessoas que a acompanharam ao Brasil contribuiu significativamente para a independência política brasileira, de modo que impediu o retorno ao pacto colonial, culminando na declaração de independência do nosso país.

1 5 1