COMO A ESCOLA DEVERIA TRABALHAR EM SALA DE AULA AS QUESTOE REFERENTE À DIVERSIDADE EXISTENTE NA SOCIEDADE? COMO O PROFESSOR PODE TRABALHAR PARA A FORMAÇAO DO SUJEITO CULTURAL EM NOSSA SOCIEDADE ? O QUE A SOCIEDADE EO ESTADO PODEM FAZER DEFINITIVAMENTE PARA VALORIZAR ESSA RELAÇAO?

2

Respostas

2013-04-28T23:55:09-03:00

Para trabalhar com as diferenças sociais, peça aos alunos, que façam um trabalho (cartaz, folder ... uma forma de exposição visual) relatando as diferenças, como é a casa de pessoa de classe A e das pessoas de classe C, por exemplo, ou que ultilize algo mais, dinâmico, usando os proprios alunos para representar as classes, assim como um teatro. Para interagir com a cultura, mostre aos alunos uma identidade cultural brasileira, e suas variedades em cada região do nosso imenso pais, dividindo a turma em equipes, e cada uma trabalho com uma região distinta (Norte, Nordeste, Centro - Oeste, Sudeste e Sul), descrevendo pontos com: culinária, folclore, musica, entre ouros aspectos. A sociedade deve deixar todos cientes de que cada um tem sua cultura e que infelizmente existe uma enorme diferença social entre as pessoas, e que devemos trabalhar em conjunto para que todos, um dia possamos ser "iguais".

2013-04-29T14:17:32-03:00

A questão da diversidade não pode ser ignorada nas Escolas. O ser humano é por si só unico nas suas diferenças, particularidades, ideias e ações. Desde os primeiros anos de escolarização o professor pode trabalhar as diferenças. Na Educação infantil é possível analisar as diferenças entre os alunos da mesma classe, para que se trate o assunto no concreto: o "eu" e o "outro". Se o trabalho iniciar cedo, logo teremos alunos maduros, perceptores das diferenças e valorizando as diferenças, sejam elas físicas, culturais, políticas... O respeito é a palavra chave a ser trabalhada: respeitar e aceitar as diferenças.