1) uma casa pega fogo. um bombeiro se mantem no degrau do meio de uma escada jogando água sobre o incendio. As chamadas diminuem e ele sobe 5 degraus. O vento sopra e o bombeiro desce 7 degraus. Um pouco depois ele sobe 8 degraus e fica lá até que o incêndio acabe. Então, ele sobe os ultimos 7 degraus e entra na casa. Quantos degraus tem a escada do bombeiro?

2
por favor eu preciso de ajuda
por favor

Respostas

2014-02-13T21:52:45-02:00
16 ? Eu desenhei no caderno kk
A melhor resposta!
2014-02-13T22:53:13-02:00
Acredito que essa questão leva em conta a seguinte interpretação...
quando ele sobe degraus, não se pode contar o degrau onde ele está e sim o que ele pisa posteriormente...mas quando ele desce, deve-se contar o que ele estava pq ele deixa pra trás esse degrau...levando em conta isso cheguei a seguinte conclusão...
o número de degraus é forçosamente um número ímpar, já que ele está na metade da escada, logo deverá ter ou um número par de degraus acima dele e um número par de degraus abaixo dele... somando esses dois pares o resultado é um nº par e mais o degrau que ele está faz um ímpar..se acima dele for um nº ímpar de degraus então somando ímpar com ímpar dá par e mais com o degrau que ele está daria um nº ímpar...
com os cálculos que eu fiz cheguei ao valor de 29 degraus...nas subidas e descidas ele chega no degrau 7 acima da metade.. quando ele sobe os 7 restantes e chega ao final da escada ele completa 14 degraus acima da metade..logo tbm com catorze abaixo da metade mais o que ele já estava perfazendo 29 degraus...

4 2 4