Respostas

2014-02-13T23:08:02-02:00
Na matéria bruta, os átomos estão agrupados em compostos relativamente simples, formando as substâncias inorgânicas (também chamadas substâncias minerais), como a água, vários sais e gases e os cristais de rocha. Nos seres vivos, além de substâncias inorgânicas encontramos substâncias orgânicas. As substâncias orgânicas são formadas por átomos de carbono que se unem, podendo formar longas cadeias contendo outros átomos, como os de oxigênio, nitrogênio e, obrigatoriamente, de hidrogênio. 

A matéria viva apresenta composição química mais complexa do que a matéria bruta: enquanto um grão de areia é formado apenas por um tipo de substância – a sílica –, uma bactéria, apesar de ser bem menor do que um grão de areia, possui água, sais minerais e diversas substâncias orgânicas, como proteínas, açucares, gorduras, ácidos nucléicos, entre outras.
13 2 13
2014-02-14T09:14:44-02:00
Nos seres vivos, as diferentes substâncias mudam a todo momento em função da respiração, das enzimas e vitaminas (metabolismo) que funcionam ativamente, formando e modificando moléculas. Na matéria bruta, as mudanças na sua conformação, ocorrem lentamente e de forma passiva, e dependente das condições ambientais e da presença de outros seres vivos. 
13 3 13