Respostas

2014-02-14T10:41:36-02:00
Vamos supor que o bolo possui 60 partes.

Carlos comeu 1/3 do bolo,ou seja, 60*1/3 = 20 partes
Depois,seu irmão comeu 1/5 do restante,ou seja,40*1/5 = 8 partes.
Ao todo comeram 20 + 8 = 28 partes = 28/60 = 7/15
A quantidade inicial era de 60,logo sobraram 8/15 do bolo.
Agora podemos representar algebricamente na expressão .
Fatia do bolo :  \frac{x}{3}  + (x -  \frac{x}{3} )*5 =  \frac{x}{3}  +  \frac{2x}{15}  =  \frac{7x}{15}\\\\

Fatia do bolo restante :  \frac{8x}{15}
por que você supôs?
independente do numero que eu colocar vai ser sempre 3/5 no final.desde que seja mutiplo de 3 e 5
Não entendi o motivo de terem denunciado minha resposta . :T
também não entendi.
Mas,entendeu a resposta !?
A melhor resposta!
2014-02-14T15:13:04-02:00
carlos comeu 1/3 de um bolo e, em seguida seu irmão comeu 1/5 do mesmo bolo. que fração do bolo sobrou?

vamos somar as frações do bolo que eles comeram
1/3 + 1/5 = mmc=15   
5/15 + 3/15 = 8/15  comeram do bolo
Em fração o bolo inteiro vale 15/15
15/15 - 8/15 (fração que eles comeram do bolo) = 7/15 foi o que sobrou do bolo
1 5 1
obrigada por marcar a minha resposta como a melhor