Respostas

2014-02-15T15:19:47-02:00
Para que ocorra a variabilidade genética é necessário ter a reprodução sexuada ocorrendo assim a evolução, já a reprodução assexuada ou agâmica sem uso de gametas não ocorre variabilidade genética.
3 4 3
A melhor resposta!
2014-02-15T23:03:43-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Caro Arthur, 

Sua pergunta é extremamente importante para a compreensão dos princípios básicos da vida e da biologia.

O fato é que a reprodução assexuada resulta em um "clone", uma cópia idêntica, normalmente, do indivíduo original. Nesse processo, as alterações causadas por mutação, em geral, são deletérias, ou seja, causam a morte ou graves prejuízos ao funcionamento e à reprodução do indivíduo atingido.

Agora analisemos a reprodução sexuada:

Você, por exemplo, apresenta 23 pares de cromossomos. Metade vieram de sua mãe e a outra de seu pai. Na produção dos espermatozoides, a seleção de cada cromossomo vai variar, de modo que o número de possibilidades de combinação entre seu material genético e o da mãe de seu filho é maior que o número de seres humanos na Terra.

Essa é a importância evolutiva da reprodução sexuada, ao possibilitar uma grande diversidade e mutações não deletérias sobre a qual a seleção natural pode atuar ao longo das gerações, tornando-a um mecanismo importante para a evolução.


Bons estudos!
3 5 3