Gente preciso de 4 coisas por favor me ajudem!! É para um trabalho que a professora de ultima hora!!!

Preciso de um resumo sobre: A Evolução. E outro Resumo sobre: A Criação(ou Criacionismo).

Preciso de perguntas sobre: A Evolução. E outras perguntas sobre: A Criação(ou Criacionismo).

1

Respostas

2014-02-15T23:21:02-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Giovana, 

Os mitos criacionismos consistem na ideia de que Deus - ou deuses, a depender da religião - criou o universo e o homem do jeito que é hoje, sem alterações, pronto e em tempos recentes (para os padrões evolutivos), com alguns milhares de anos. Há vários mitos desse tipo, que variam de acordo com a região do mundo, com a religião, e com a época histórica.

Essa visão se contrapõe à teoria evolucionista, que é a base de toda a biologia atual, com respaldo do ponto de vista genético, geológicos, paleontológico, dentre outros elementos, a existência do ser humano não enquanto separada dos demais animais, mas intimamente relacionada. Ou seja, ao longo de um período de tempo extraordinário, difícil de ser analisado pelos parâmetros temporais da mente humana, todos os seres vivos evoluíram a partir de formas muito parecidas através dos processos de seleção natural e seleção sexual, transformando-se na enorme biodiversidade característica de nosso planeta.

A maior diferença entre ambas é que o criacionismo está embasado na crença religiosa, na fé, nos livros escritos por pessoas inspiradas por Deus ou deuses ou pela transmissão oral ao longo da história até serem escritos. Já a teoria evolucionista é baseada na genética, paleontologia, biologia, estudos microbiológicos, matemáticos, bem como em análises de casos ao redor do mundo. Não é preciso ter fé na evolução, é possível testá-la e comprová-la, por exemplo, com gerações de bactérias ou mesmo através da seleção artificial com a qual o ser humano desenvolveu tantas raças tão diferentes de cachorros.

O próprio processo reprodutivo, que por meio da replicação de uma única célula, o zigoto (resultado da união do espermatozoide com o óvulo), consegue ao final de nove meses criar um ser humano completo (o bebê). Nesse sentido, a evolução ao longo dos mais de três bilhões de anos desde o surgimento da vida, possibilitou a enorme biodiversidade que vemos no mundo.

Pergunta sobre as ideias criacionistas:

a) Os mitos criacionistas variam de acordo com a religião?

b) Como surgiu o ser humano de acordo com o mito criacionista da mitologia nórdica?

c) Quais foram os deuses que criaram o homem e a mulher a partir do barro, de acordo com a mitologia suméria?

d) Cite o mito de criação do homem segundo a mitologia grega?


Pergunta sobre a teoria evolucionista:

a) Explique como funciona a seleção natural enquanto um mecanismo que influencia o processo evolutivo?

b) A quem se atribui a explicação dos mecanismos de seleção natural e sexual implicados na evolução?

c) A evolução é um fato. Explique essa afirmação?

d) É possível verificar o processo evolutivo através do acompanhamento de gerações de bactérias?

e) Quais são os elementos arqueológicos que comprovam a evolução?

f) O baixo número de pessoas com intolerância à lactose e ao glúten nas populações humanas atuais quando essas eram características predominantes nas populações primitivas pode ser o resultado do processo evolutivo? Justifique.

Bons estudos!
1 5 1