Me ajuda nessa questão: um ponto material de massa 6kg tem velocidade de 8m/s quando sobre ele passa a agir uma força de intensidade de 30 N na direção do movimento ,durante 4s .determine:
o deslocamento durante esses 4s
o trabalho realizado nesse deslocamento

2
Vou mostrar outra forma de resolver
vou conferir amanhã na escola blz
Confere aí Nando
mas agora to confusa como vou saber qual é a certa?
gente muito obrigada por tarem me ajudando

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-16T14:47:50-03:00
Resposta

Aceleração

F = ma
30 = 6a
6a = 30
a = 30/6
a = 5m/s²

Deslocamento

ΔS = Vo.t + at²/2
ΔS = 8.4 + 5.4²/2
ΔS = 32 + 5.16/2
ΔS = 32 + 80/2
ΔS = 32 + 40
ΔS = 72 metros

Trabalho

Tr = F.ΔS
Tr = 30.72
Tr = 2160 joules

Outra maneira

A aceleração continua sendo 5m/s² então o corpo adquiriu uma velocidade final Vf

Vf = Vi + at
Vf = 8 + 5.4
Vf = 8 + 20
Vf = 28m/s

Agora o deslocamento por Torricelli

Vf² = Vi² + 2.a.S
28² = 8² + 2.5.S
784 = 64 + 10S
10S = 784 - 64
10S = 720
S = 720/10
S = 72 metros

O trabalho é numericamente igual a variação de energia cinetica

Ec = m.Vf² /2 - m.Vi²/2

Ec = 6.28² /2 - 6.8²/2

Ec = 4704 /2 - 384/2

Ec = 2352 - 192

Ec = 2160 joules

Viu mesmo resultado

Deslocamento 72 m e Trabalho 2160 J
8 4 8
muito obrigado! me ajudou e muito :)
de nada
estou vendo o gabarito em vários sites e tá dando sua resposta ... Mas , é um questão bem de interpretação .. Tem que ter cuidado ...Em usar as fórmulas :)
2014-02-16T15:03:14-03:00
Ele já vinha com velocidade e depois houve uma força durante 4s

Ou seja, houve um impulso .

Impulso = variação da quantidade de movimento

F . t = m. vf  - m . vo

30 . 4 = 6.Vf -  6 . 8

120 = 6Vf - 48

120+48 = 6vf

168  = 6Vf

Vf = 28 m/s

Depois que ele passou a movimentar com velocidade de 28 m/s

V = Vo + a . t

28 = 8+ a . 4
20= 4a

a = 5 m/s²  , esse impulso provocou uma aceleração de 5,5m/s²

Torricelli : V² = Vo² + 2.a.d
28² - 8²  = 10.d
d = 72
  . Durante esses 4 s ele percorreu  72 metros


trabalho = Força . distancia

T = 30 . 72 = 2160 Joule










3 2 3
muito obrigda!
Comentário foi eliminado
KKKKKKKKKKKK É VERDADE , NÃO TINHA PERCEBIDO. POR ISSO TAVA ACHANDO ESTRANHO ... PQ MINHA MINHA INTERPRETAÇÃO TAVA PERFEITO* EU ACHO :D
Comentário foi eliminado