Respostas

2013-01-08T18:25:34-02:00

a) 15/100 x 2,81 = 0,4215

 

b) 0,4215 + 2,81 = 3,2315

 

c) 3,2315 x 100 = 323,15

1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-01-08T18:28:57-02:00

a) O valor do aumento corresponde a 15 \ \% do preço inicial.

 

Seja \text{a} o valor do aumento.

 

Desta maneira, temos:

 

\text{a}=0,15\cdot2,81=\text{R}\$~0,4215

 

Logo, concluímos que, o valor do aumento foi \text{R}\$~0,4215.

 

Sejam o preço inicial da gasolian e o preço da gasolina após o aumento.

 

Conforme o enunciado, temos:

 

\text{p}_1=\text{R}\$~2,81~\wedge~\text{p}_2=(0,15\cdot2,81)+2,81

 

Desta maneira, podemos afirmar que:

 

\text{p}_2=0,4215+2,81=\text{R}\$~3,2315

 

Logo, chegamos à conclusão de que, o preço da gasolina após o aumento é \text{R}\$~3,2315.

 

c) Cada litro da gasolina custa \text{R}\$~3,2315.

 

Se o tanque tem capacidade de 100 litros, o preço gasto para enchê-lo é:

 

100\cdot3,2315=\text{R}\$~323,15

 

1 5 1