Tarefa

Foto de perfil do usuário Conta apagada

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries em Língua Portuguesa têm uma opinião sobre o ensino da leitura no Ensino Fundamental: Se o objetivo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries em Língua Portuguesa têm uma opinião sobre o ensino da leitura no Ensino Fundamental:

Se o objetivo é que o aluno aprenda a produzir e a interpretar textos, não é possível tomar como unidade básica de ensino nem a letra, nem a sílaba, nem a palavra, nem a frase que, descontextualizadas, pouco têm a ver com a competência discursiva, que é questão central. Dentro desse marco, a unidade básica de ensino só pode ser o texto, mas isso não significa que não se enfoquem palavras ou frases nas situações didáticas específicas que o exijam.

A ação da leitura se completa com a decodificação das letras?

Fundamente sua resposta, redigindo um parágrafo de, no mínimo, 5 linhas e, no máximo, 8 linhas. Revise seu texto, evitando qualquer inadequação da linguagem para o meio acadêmico. 

Veja o que os PCNs dizem a respeito do texto:

(...) Podemos afirmar que o texto é o produto da atividade verbal oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja a sua extensão. É uma seqüência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência (sic). Esse conjunto de relações tem sido chamado de textualidade. Dessa forma, um texto só é um texto quando pode ser compreendido como unidade significativa global, quando possui textualidade.

Nos últimos anos, percebe-se que, no ensino de língua materna, existe uma preocupação maior em relação ao texto que à gramática normativa.

Você considera necessário conhecer a gramática normativa e que é preciso ensiná-la?

Fundamente sua resposta, redigindo um parágrafo de, no mínimo, 5 linhas e, no máximo, 8 linhas. Revise seu texto, evitando qualquer inadequação da linguagem para o meio acadêmico. 

Boa sorte!

por Conta apagada

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Conta apagada

Respostas

Respostas

Foto de perfil do usuário wanessinhaae
Wanessinhaae respondeu

SIM POIS SE VOC~E NÃO SOUBER EXATAMENTE O SIGNIFICADO DAS LETRAS TERA MAIS DIFICULDADE QUANTO A LEITURA E PRINCIPALMENTE A INTERPRETAÇÃO, NEM TODO MUNDO QUE LER CONSEGUE INTERPRETAR AQUILO QUE ESTÁ LENDO. E MUITAS VEZES PALAVRAS QUE TEM DUPLO SENTIDO PODEM SER MAL COLOCADAS DENTRO DE UMA FRASE OU TEXTO GERANDO CERTO DESCONFORTO, POR ISSO QUE É TAO IMPORTANTE A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.

 

SIM, POIS A LINGUAGEM COLOQUIAL É MUITO VARIAVEL E PODE ATRAPALHAR A COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS DE REGIOES OU NIVEIS SOCIAIS DIFERENTES, ALEM DE TORNAR DOCUEMNTOS IMPORTANTES MAIS ORGANIZADOS E ESTRUTURADOS, A LINGUAGEM PADRÃO TORNA A MANEIRA DE FALAR E ESCREVER MAIS CULTA, SOFISTICADA E DE ACESSO LIVRE 

 

  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (4)
  • Avaliar Avaliar: 1, Votos: 1

Comentários

Escreva aqui seu comentário...
Foto de perfil do usuário JuniorLois
JuniorLois respondeu

1)      A ação da leitura se completa com a decodificação das letras?

 

Não, pois a ação da leitura torna-se incompleta apenas com a decodificação de letras ou palavras tendo apenas o sentido denotativo e não o sentido conotativo do que está sendo lido. Por isso, é importante compreender o contexto na qual o texto foi escrito e também tendo uma interpretação geral dos fatos para realmente ter uma melhor compreensão do tema abordado.

 

2)Você considera necessário conhecer a gramática normativa e que é preciso ensiná-la?

 

Sim, é importante compreender a gramática normativa e ela deve ser ensinada pois, dessa maneira aprendemos a redigir melhor um texto. Além disso, é padronizada para um leitor universal na qual evita ambiguidade e consequentemente  permite compreender melhor os fatos da forma que se deseja transmitir.

 

Observação: Conotação(sentido que a palavra possui em um contexto)

Denotação(“sentido real” que a palavra tem não mudando de acordo com o contexto)

 

Espero ter ajudado.

  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (10)
  • Avaliar

Comentários

Escreva aqui seu comentário...