Tarefa

Foto de perfil do usuário Conta apagada

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries em Língua Portuguesa têm uma opinião sobre o ensino da leitura no Ensino Fundamental:

Se o

objetivo é que o aluno aprenda a produzir e a interpretar textos, não é possível tomar como unidade básica de ensino nem a letra, nem a sílaba, nem a palavra, nem a frase que, descontextualizadas, pouco têm a ver com a competência discursiva, que é questão central. Dentro desse marco, a unidade básica de ensino só pode ser o texto, mas isso não significa que não se enfoquem palavras ou frases nas situações didáticas específicas que o exijam.

A ação da leitura se completa com a decodificação das letras?

Fundamente sua resposta, redigindo um parágrafo de, no mínimo, 5 linhas e, no máximo, 8 linhas. Revise seu texto, evitando qualquer inadequação da linguagem para o meio acadêmico.

Veja o que os PCNs dizem a respeito do texto:

(...) Podemos afirmar que o texto é o produto da atividade verbal oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja a sua extensão. É uma seqüência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência (sic). Esse conjunto de relações tem sido chamado de textualidade. Dessa forma, um texto só é um texto quando pode ser compreendido como unidade significativa global, quando possui textualidade.

Nos últimos anos, percebe-se que, no ensino de língua materna, existe uma preocupação maior em relação ao texto que à gramática normativa.

Você considera necessário conhecer a gramática normativa e que é preciso ensiná-la?

Fundamente sua resposta, redigindo um parágrafo de, no mínimo, 5 linhas e, no máximo, 8 linhas. Revise seu texto, evitando qualquer inadequação da linguagem para o meio acadêmico.

Boa sorte!

por Conta apagada

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Conta apagada

Respostas

Respostas

2
Foto de perfil do usuário wanessinhaae
Wanessinhaae respondeu

SIM POIS SE VOC~E NÃO SOUBER EXATAMENTE O SIGNIFICADO DAS LETRAS TERA MAIS DIFICULDADE QUANTO A LEITURA E PRINCIPALMENTE A INTERPRETAÇÃO, NEM TODO MUNDO QUE LER CONSEGUE INTERPRETAR AQUILO QUE ESTÁ LENDO. E MUITAS VEZES PALAVRAS QUE TEM DUPLO SENTIDO PODEM SER MAL COLOCADAS DENTRO DE UMA FRASE OU TEXTO GERANDO CERTO DESCONFORTO, POR ISSO QUE É TAO IMPORTANTE A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.

 

SIM, POIS A LINGUAGEM COLOQUIAL É MUITO VARIAVEL E PODE ATRAPALHAR A COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS DE REGIOES OU NIVEIS SOCIAIS DIFERENTES, ALEM DE TORNAR DOCUEMNTOS IMPORTANTES MAIS ORGANIZADOS E ESTRUTURADOS, A LINGUAGEM PADRÃO TORNA A MANEIRA DE FALAR E ESCREVER MAIS CULTA, SOFISTICADA E DE ACESSO LIVRE 

 

  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (5)
  • Avaliar Avaliar: 1, Votos: 1

Comentários

Escreva aqui seu comentário...
Foto de perfil do usuário JuniorLois
JuniorLois respondeu

1)      A ação da leitura se completa com a decodificação das letras?

 

Não, pois a ação da leitura torna-se incompleta apenas com a decodificação de letras ou palavras tendo apenas o sentido denotativo e não o sentido conotativo do que está sendo lido. Por isso, é importante compreender o contexto na qual o texto foi escrito e também tendo uma interpretação geral dos fatos para realmente ter uma melhor compreensão do tema abordado.

 

2)Você considera necessário conhecer a gramática normativa e que é preciso ensiná-la?

 

Sim, é importante compreender a gramática normativa e ela deve ser ensinada pois, dessa maneira aprendemos a redigir melhor um texto. Além disso, é padronizada para um leitor universal na qual evita ambiguidade e consequentemente  permite compreender melhor os fatos da forma que se deseja transmitir.

 

Observação: Conotação(sentido que a palavra possui em um contexto)

Denotação(“sentido real” que a palavra tem não mudando de acordo com o contexto)

 

Espero ter ajudado.

  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (10)
  • Avaliar

Comentários

Escreva aqui seu comentário...