Respostas

2014-02-18T12:25:20-03:00
A microbiologia é uma ciência que procura estudar organismos de tamanhos diminutos que só podem ser definidos sob a observação através de microscópicos, sendo denominados de microorganismos. Dentre estes estão incluídos os vírus, protozoários, fungos e algas. Portanto torna-se muito difícil para um microbiologista ter um amplo conhecimento de todos esses microorganismos. Sendo assim, os pesquisadores procuram se especializar nas diferentes áreas da microbiologia, surgindo então os : Bacteriologistas, Virologistas, Micologistas etc.... 

O estudo é de fundamental importância, não só no sentido de se conhecer o que os microorganismos fazem de maléfico para o nosso organismo, como é o caso das infecções , mas também por vários aspectos benéficos que eles podem trazer para a humanidade. Podemos citar o desenvolvimento de diversos antibióticos, cuja descoberta levou a uma revolução no tratamento de doenças infecciosas, que eram devastadoras até meados deste século. 

Por muito tempo os biólogos consideraram a existência de apenas dois grandes reinos de seres vivos: o reino animal e o reino vegetal. Pra a maioria dos seres, essa maneira de classificá-los não era problemática. 
Ninguém teria dúvida em considerar o sapo como animal e a samambaia como vegetal. Os critérios então utilizados para esta divisão eram simples: os animais andam e são heterótrofos ( ou seja, são incapazes de sintetizar seu próprio alimento orgânico, devendo obtê-lo de outras fontes. Os vegetais são imóveis e autótrofos ou seja ( são capazes de produzir seu próprio alimento orgânico a partir de substâncias simples do meio, com a utilização da luz do sol, em um processo conhecido como fotossíntese). 
Mas, a partir do momento em que surgiram os primeiros microscópios, começou a descoberta de seres até então desconhecidos. Um deles foi a EUGLENA, um microorganismo que em presença de luz, atua como autótrofo, sendo capaz de realizar fotossíntese. Quando colocada no escuro, ela é capaz de se alimentar como qualquer heterótrofo. Além disso, possui um flagelo, que permite a sua locomoção, funcionando como animal. 
1 5 1
2014-02-18T12:25:22-03:00
A microbiologia é importante, pois a partir do entendimento do mundo dos seres microscópicos, tentar interferir de forma positiva, como já interferimos, na prevenção e remediação de doenças, fazer com que eles trabalhem a nosso favor, como na produção de substâncias que nos favorecem.
A microscopia, está intimamente relacionada, pois cada dia mais, o homem tem a necessidade de visualizar as estruturas e os eventos presentes neste mundo.
2 5 2