Respostas

2014-02-19T02:45:14-03:00
1- Um médico faz uma intervenção cirúrgica em menor de idade sem a autorização dos pais, sem a qual o menor estaria correndo risco de morte. Há um conflito entre a vontade dos pais relacionada à leis, religião ou seus critérios e valores e a ética do médico perante seu juramento que o leva a fazer tudo pela vida.

2- O problema do psiquiatra/psicólogo que está tratando um homicida, serial killer que matou e não pretende parar de matar, estando solto. Há o conflito na proteção da coletividade (vida e sociedade) em contraponto ao sigilo profissional - quando e como quebrá-lo.

3- O advogada que é contratado para fazer a defesa, por negativa de autoria, de um assassino violento que pretende ser declarado inocente mesmo tendo cometido um homicídio brutal. O advogado sabendo fica no dilema entre recusar o cliente, fazer a defesa, denunciar as provas ou detalhes do crime.

4- Na instituição religiosa católica, no caso de um padre receber uma confissão sobre um crime hediondo - contra a vida - há o dilema entre respeitar o segredo da confissão ou evitar que um criminoso fique a solta.
1 5 1