Calcule a massa em gramas de:

a) 3,01x10²4 átomos de calcio
b) 2,408x10²5 moleculas de ácido sulfurico (h2SO4)
c) 1molécula de gas oxigenio (O2)

2
cuidado!!!!!!!!!!! na resp que vc marcou como melhor a letra a está errada!!! pois usou o valor da letra b
Comentário foi eliminado

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-18T22:15:20-03:00
A)
     40 g ----------- 6.10²³ a
       x ----------- 3,01 .10²⁴

x = 200 g de Cálcio


b) 98 g ------------ 6.10²³ m
  x------------------2,408.10²⁵

x =3933
g de H2SO4


c)  32 g------------- 6.10²³ m
       x-------------------1 m

x = 32 / 6.10²³

x = 5,33. 10⁻²³ gramas
1 5 1
2014-02-18T23:03:37-03:00
Consultando a tabela periódica temos   Ca = 40u   H = 1u   S=32u  O=16u
cada u equivale a 1g/mol e 1mol tem 602 sextilhões de partículas.....
e    1u = 1g/mol       (6,02 10^23)

a)   3,01/6,02   * 40 =~  200g de Ca  (  24-23 = 10^1)

b)   H2SO4  = 98g/mol  
 substituindo cada letra por seu valor e somando... (1*2 +  32 + 16*4)
logo:   2,408/6,02     *   98  =~   39,20g     (25 - 23 = 10^2) = 3920g

c) 16*2 = 32u    ou   (32g/6,02 ) = 5,31*10^-23g