Me ajude nessa lição que estou com dificuldade,2 eu fiz que são essas:
a)Pense em um numero natural.multipliquei-o por 2 e acrescentei 5 ao
resultado,obtenho 10.Em que número pensei?

b)o dobro de um número,somado com 5,é iqual a 10.Qual é esse número?


Respostas

a) 2x.5=10 b) 2x+5=10

2x=10:5 2x=10-5

2x=2 2x=5

x=1 x= 2:5= 2,5
c)se Maria dobrasse o número de bolsas que tinha e juntasse com as 5 que ganhou,ela ficaria com 10 bolsas.quantas bolsas tinha maria?
d)nas 3 situações,quais foram as equações obtidas?e as respostas de cada proplema?elabore uma explicação para o que você observou

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-18T21:47:02-03:00
Maria tinha x bolsas, se dobrasse ficaria 2x bolsas e juntar com mais 5 ele ficaria com 10 bolsas entao:     
2x+5=10 
2x=10-5
2x=5
x=2,5
a letra a) ta errada fica assim x+x+5=10
2x=10-5
2x=5
x=2,5
a letra d)
fica nas tres situacoes o resultado foi 2,5 a explicação fica assim:
c)maria tinha x bolsas dobrou as x bolsas e transformou em 2x bolsas; acrescentou mais 5 bolsas e ficou com 10 bolsas oq diz q maria na verdade teria 2 bolsas e meia
b)dobro de um numero =2x + 5=10 entao o numero é 2,5
a) o numero q pensei foi 2,5 mas o número tem q ser racional....
essas seriam as resposta SE o numero fosse racional a D) n pode ser respondida pois nenhuma mulher pode ter metade de uma bolsa e o numero q pensei foi natural e 2,5 n é natural  a única q teria resposta seria a b) q realmente seria 2,5

2 5 2
lembrando q eu n entendi mt bem oq vc quis dizer mas esta ai oq eu entendi
2014-02-19T00:49:34-03:00
A) é só fazer o contrário quando ocorrer isso: (10-5 = 5); (5/2 = 2,5);
resumindo: (2,5x2)=5 +5=10
b)o dobro é 2, então 2x+5=10, letra b
c)2x+5=10
2x=10-5(o cinco passa pro lado dos números e troca o sinal)
2x=5 > 5/2= 2,5
d) Observei que as os problemas são diferentes mas as equações são as mesmas.
1 5 1