1- Quando voce sai de uma piscina e se expoe ao sol, sua pele fica seca depois de algum tempo. É correto afirmar que a água evaporou e vaporizou? Explique

2- As vezes nos dias frios e chuvosos, o lado interno dos vidros dos carros em que ha algue, fica embaçado. Por que isso acontece?

3- Em alguns automoveis há no vidro traseiro , filamentos *fios finos*, ao apertar um botao do painel, o motorista faz esses filamentos se aquecerem, por causa disso o vidro é desembaçado. Proponha uma explicação para o fato de os filamentos aquecidos desembacem o vidro.

4- Uma churrasqueira é feita de ferro, sabemos que o ponto de fusão do ferro é 1.538ºC, o que podemos afirmar sobre a temperatura do carvão em brasa que esta na churrasqueira? Explique

1

Respostas

  • Usuário do Brainly
2016-04-07T16:19:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1 - Ao sairmos da piscina estamos com o corpo molhado (água no estado líquido), a água absorverá calor do corpo e passará assim do estado líquido para o estado gasoso, sofrendo assim uma vaporização (processo endotérmico).

Líquido ---> Gasoso - Vaporização (evaporação).

2 - Ao expirarmos liberamos gás carbônico e vapor de água, o vapor de água ao entrar em contato com a superfície fria, sofre uma condensação (passagem do estado gasoso para o estado líquido) por isso os vidros ficam embaçados.

3 - Ao expirarmos liberamos juntamente com o gás carbônico vapor de água, esse em contato com uma superfície fria sofre a condensação:
gasoso ---> Líquido.
Ao sofrer a condensação temos o embaçamento do vidro do carro, ao ligar o desembaçador esse aquecerá a superfície fazendo com que as moléculas de água retornem ao estado gasoso, ocorrendo assim uma vaporização.
Líquido --> gasoso.

4 - A temperatura do carvão é inferior ao ponto de fusão do ferro, por este motivo que o ferro não se funde já que o ponto de fusão do mesmo é 1538°C.