Respostas

2014-02-18T23:23:02-03:00
As que tem um som mais forte sao vogais as com o som mais fraco semivogais, normalmente "a" e "o" #
sao vogais e "I" e "u" sao semivogais
2 3 2
A melhor resposta!
2014-02-18T23:26:02-03:00
A semivogal é a vogal mais fraca nos ditongos, 
é o som do i e do u pronunciados rapidamente. 
se o ditongo é crescente, a semivogal é o primeira. 
se o ditongo é decrescente, a semivogal é a segunda. 
nos tritongos, a primeira e a terceira são semivogais. 
nos hiatos não existe semivogal. 

O L final também é semivogal, pois tem som de U
o M final tb pode ser uma semi vogal nasal, p.ex. andam = andãu (na verdade "am" é um ditongo nasal); cem = sei(nasal)
2 5 2