Respostas

2013-05-01T17:47:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

PA e PG são sequencia numéricas; cada uma com características diferentes:

 

PA: Cada termo é igual ao anterior somado de uma constante (razâo = r)

 

Ex.          3, 7, 11, 15, ....  (r = 4)

 

PG: Cada termo é igual ao anterior multiplicado por uma constante (razâo = q)

 

Ex.          5, 15, 45, 135, ....  (q = 3)

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-05-01T17:49:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

A diferença é como se progridem. A partir da P.A. e P.G. determinamos a razão, que é uma constante. A diferença é que na P.A. vamos sempre SOMAR a razão ao termo anterior, para que possamos achar o próximo. Por exemplo:

 

Uma Progressão Aritmética que tem como primeiro termo o 2 e razão 3.

(2, ?...)

 

Para achar o próximo termo, basta somar 3 ao 2 = 5

 

(2, 5, 8...)

 

Já na P.G., a razão multiplica o anterior, resultando o próximo termo:

 

(2, ?...)

 

Se a razão desta PG é 3:

 

(2, 2*3...) = (2, 6...)

 

Dica:

Para achar a razão de uma P.A. = Um termo, menos o anterior.

Para achar a razão de uma PG = Um termo, DIVIDIDO pelo anterior.

2 5 2