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Os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries em Língua Portuguesa têm uma opinião sobre o ensino da leitura no Ensino Fundamental: Se o objetivo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries em Língua Portuguesa têm uma opinião sobre o ensino da leitura no Ensino Fundamental:

Se o objetivo é que o aluno aprenda a produzir e a interpretar textos, não é possível tomar como unidade básica de ensino nem a letra, nem a sílaba, nem a palavra, nem a frase que, descontextualizadas, pouco têm a ver com a competência discursiva, que é questão central. Dentro desse marco, a unidade básica de ensino só pode ser o texto, mas isso não significa que não se enfoquem palavras ou frases nas situações didáticas específicas que o exijam.

A ação da leitura se completa com a decodificação das letras?

Fundamente sua resposta, redigindo um parágrafo de, no mínimo, 5 linhas e, no máximo, 8 linhas. Revise seu texto, evitando qualquer inadequação da linguagem para o meio acadêmico. 

Veja o que os PCNs dizem a respeito do texto:

(...) Podemos afirmar que o texto é o produto da atividade verbal oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja a sua extensão. É uma seqüência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência (sic). Esse conjunto de relações tem sido chamado de textualidade. Dessa forma, um texto só é um texto quando pode ser compreendido como unidade significativa global, quando possui textualidade.

Nos últimos anos, percebe-se que, no ensino de língua materna, existe uma preocupação maior em relação ao texto que à gramática normativa.

Você considera necessário conhecer a gramática normativa e que é preciso ensiná-la?

Fundamente sua resposta, redigindo um parágrafo de, no mínimo, 5 linhas e, no máximo, 8 linhas. Revise seu texto, evitando qualquer inadequação da linguagem para o meio acadêmico. 

por Conta apagada

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Nubiabrinelly respondeu

 

1)Visto que até pessoas semianalfabetas conseguem reconhecer letras, sílabas e decodificar palavras, conclui-se que o ato de ler, envolve um processo mais complexo e completo do que simplesmente decodificar signos linguísticos. Envolve o entendimento diacrônico e sincrônico dos termos e também seu sentido conjunto. Um mesmo texto, escrito com as mesmas palavras pode ser interpretado de diferentes formas por distintos leitores, visto que as palavras farão reflexo no leitor conforme suas experiências pessoais.

 

2)Pode-se dizer, portanto, que a maior “novidade” no ensino de língua materna – se realmente o for – é o deslocamento que se vem operando já há alguns anos do foco na gramática normativa para o foco no texto. Não quer dizer que a gramática seja inútil e não deva ser ensinada. Mas sim que é possível ensinar a gramática dentro de práticas concretas de linguagem. Também não significa fazer do texto um simples pretexto para ensinar a gramática  Significa, isto sim, levar o aluno a uma reflexão sobre como se produzem sentidos na interação por meio da língua, ou seja, por intermédio de textos.

 

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