Testes revelaram que determinada marca de refrigerante tipo "cola" contém 2,0 . 10⁻³ mol/L de ácido fosfórico, H3PO4.
quando uma pessoa bebe um copo de 250 ml desse refrigerante, está ingerindo:
a) que quantidade em mols de ácido fosfórico ?
b) que massa de ácido fosfórico?
podem me ajuda alguém?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-19T22:45:21-03:00
2,0 . 10⁻³ mol/L

OU SEJA ~>  1000 ml ( 1L) ------------2.10⁻³ mol
                     250 ml -------------------y

y = 5.10⁻⁴ mol

b)Massa Molar
H3PO4.

H = 1u  como tem 3  = 3 u
P =  31 u
O = 16 , como tem 4 = 64 u

MM H3PO4 = 3 + 31 + 64 = 98 g / mol

98 g --------- 1 mol
x -------------- 5.10⁻⁴ mol

x = 490.10⁻⁴ g

x= 49 .10⁻³ g      ( 10⁻³g =  mg)

x = 49 mg



8 4 8
vou editar e deixar em mg
ok, tah bom assim
entendi ja
obg
pronto , editei!
2014-02-19T23:08:37-03:00
2 10^-3   = 0,002mol    a cada litro   (1000ml)
logo   250ml/1000ml * 0,002 = 0,0005mol  ou 5 10^-4 de acido fosfórico   a)

cada H3PO4  contém 98g/mol1( P =31u  O= 16u  H=1u ) portanto  0,0005*98 =  0,049 ou  4,9 10^-2g   (49mg)   b)
2 4 2