Respostas

2014-02-20T14:28:38-03:00
Em um país com grande número de analfabetos, deveria ser adotado um sistema socialista, igualitário, onde as pessoas pudessem ter mais acesso a bibliotecas publicas que poderiam ser instaladas nas próprias escolas, ou bairros, visando levar até as pessoas uma educação melhor. Quando o sistema do país é capitalista, geralmente se leva mais em consideração os bens materiais e o consumismo, do que a educação e a saúde, por exemplo.
O francês, capitalista, lê 11 livros ao ano, contra 1,8 livros ao ano lidos pelo brasileiro, capitalista também.
2014-02-20T15:17:41-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O analfabetismo funcional é a condição na qual a pessoa só  capaz de entender o significado de textos simples, de assuntos próximos à sua realidade, com frases e palavras que lhe sejam familiares. Essa pessoa não teve contato com uma grande variedade de textos durante a sua formação e não desenvolveu a habilidade para decodificar textos que fujam de sua área de conforto. Assim, essa pessoa se vê impedida de ampliar seus conhecimentos pois, para isso, é necessário ler textos "difíceis", de assuntos "desconhecidos", com estruturas diferentes e palavras desconhecidas.
 
É preciso mais do que o simples acesso ao livro, é preciso dar a esse público uma orientação. Cada novo texto compreendido passa a pertencer ao repertório do leitor. Ele precisa aumentar o repertório de textos interiorizados para se tornar capaz de fruir textos cada vez mais complexos. Essa orientação pode vir tanto da escola quanto de iniciativas dos meios de comunicação, os maiores responsáveis pela divulgação de cultura. A pessoa presa na condição de analfabetismo funcional tem dificuldades para exercer seus direitos. Para o país, esse contingente de não-leitores representa uma força de trabalho de baixa competitividade. 
 
(Parênteses para comentar a outra resposta: os países capitalistas desenvolvidos ostentam índice de livros lidos por pessoa invejáveis. Os franceses, por exemplo, lêem 11 livros ao ano, contra 1,8 dos brasileiros)

1 5 1