Respostas

2014-02-21T15:41:27-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Função referencial - quando explica aos encarregados que tipo de serviço será executado.
Função apelativa - quando começa a passar as instruções para a execução.

A diferença: Ele pode começar explicando que naquele dia eles irão concretar uma laje, e que o concreto será feito em traço 1:2 \frac{1}{2}:4 . Até aqui é a simples explicação, ou seja, função referencial.

A partir daqui ele começa a determinar: Fulano traz tanto de cimento, Joãozinho traz os agregados, Sicrano vai operar a betoneira, Seu Zé, o senhor tem que molhar a laje com mangueira, mas é devagar, não é pra lavar o cimento! As instruçõe, ou ordens, são a função apelativa ou conativa.

E se por um acaso alguém perguntar "que diabo é traço?", esta é a função fática, que sinaliza um ruído no canal. Se o engenheiro explicar o que é traço, ele usa a função referencial. Se ele xingar o peão, é a função emotiva :D