Respostas

A melhor resposta!
2014-02-21T17:43:03-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Manu,

A população se manifesta frente aos acontecimentos e decisões dos quais discorda através de abaixo-assinados, reclamações na imprensa, reclamações nas redes sociais, bem como nas ruas, através das passeatas. Há, ainda, a pressão sobre os políticos, sobre a imprensa, bem como sobre outros agentes envolvidos no poder de um país ou região.

As implicações disso estão sendo uma maior democracia no mundo, haja vista que a pressão popular vem sendo um importante ferramenta para diminuir os privilégios que alguns grupos ou poucas pessoas possuem, em detrimento de vantagens como herança, influência política, e favorecimento.

Além disso, é importante analisarmos o contextos histórico da realidade brasileira. Durante boa parte de nossa história, houve uma crescente exclusão da maior parte da sociedade, que era, em geral, composta principalmente por índios e escravos.

Nesse sentido, os poderosos detinham um poder quase ditatorial sobre as pessoas de modo geral. Inclusive, lutar contra a corrupção poderia resultar na morte, prisão, dentre outras possibilidades nada positivas.

Além disso, a economia e as escolhas de quem era escolhido enquanto funcionário público era decisão de políticos e outras pessoas poderosas. Portanto, havia graves punições para aqueles que se posicionavam contra a corrupção e as decisões dos poderosos.
 
A falta de participação política decorria de artifícios como a inelegibilidade e a não participação política dos analfabetos, de modo que os poderosos não tinham interesse em que as pessoas estudasse (por mais de 100 anos os analfabetos não podiam votar). Em um país em que o acesso à educação era a exceção, isso permitiu que os políticos utilizassem o poder apenas em prol de seus interesses, fazendo leis que contrariavam muitas vezes os interesses da população em geral (por exemplo: no RN havia uma lei que determinava a existência de apenas uma salina, da família do governador).

Além disso, não havia concurso público ou estes eram raros, de modo que, se você fosse um puxa-saco eficiente e soubesse bajular alguns poderosos, poderia obter um bom cargo público em troca. Lembro de uma família aqui em que quase todos viraram juízes, pois bastava concluírem o curso de direito, haja visto que um dos membros dessa família era o governador, que nomeava seus parentes e amigos.

Bons estudos!
3 5 3
Muito Obrigado!!
Por nada. Bom aprendizado! :-D
2014-02-21T18:24:14-03:00
A população se manifesta frente aos acontecimentos e decisões dos quais discorda através de abaixo-assinados, reclamações na imprensa, reclamações nas redes sociais, bem como nas ruas, através das passeatas. Há, ainda, a pressão sobre os políticos, sobre a imprensa, bem como sobre outros agentes envolvidos no poder de um país ou região.