a) quais foram os fatores que contribuiram para o pioneirismo portugues?

b)quais as importancias das especiarias e de que forma o comercio dos produtos impulsionou a expansao maritima portuguesa?

c) alem do comercio, que outros interesses influenciaram essa expansao maritima?

d) descreva o papel das invenções tecnicas para as nagegaçoes no seculo xv?

me ajudem por favor

1

Respostas

2013-05-03T16:37:37-03:00

a) a língua portuguesa permitiu a unidade cultural do território. Para além disso, o factor militar é óbvio, com a pacificação geral do mesmo território.

 

b)No início da Idade Moderna, surgiu um descompasso na economia européia, entre a capacidade de produção e consumo na zona rural e na zona urbana. A produção agrícola no campo estava limitada pelo regime de trabalho servil. O resultado disso era uma produtividade baixa e, conseqüentemente, a falta de alimentos para abastecer os núcleos urbanos.

 

c)compra de produtos orientais (especiarias, objetos raros, pedras preciosas).

exploração de novos mercados, capazes de fornecer alimentos e metais preciosos a baixo custo e, ao mesmo tempo, aptos para consumir os produtos artesanais fabricados nas cidades européias.

 

d)Desde tempos antigos o ser humano olhava o "céu", para se situar, com o aparecimento da tecnologia de ponta (da época) que foi a bastilha, o timão, quadrante, e a bússola (inventada pelos chineses) houve um impulso nas navegações, tomando como princípio a posição dos astros. O uso da cartografia cheia de símbolos e desenhos mostrava as informações que eram passadas oralmente, além disso países como Portugal cujos navegadores eram exímios pescadores de bacalhau, e que sempre se afastavam um pouco mais do litoral, tornou possível estabelecer-se caminhos pelo mar, cada vez mais longe. Todas essas tecnologias culminaram em fazer de Portugal o pioneiro das grandes navegações

 

espero ter ajudado =)

 

4 3 4