Respostas

2014-02-22T20:42:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Y pode ser 0 ou 5

Se y = 0 então x pode valer  7   e     x + y = 7

Se y = 5, então x pode valer 8   e    x + y = 13


A melhor resposta!
2014-02-22T20:57:22-03:00
Temos o número ...
N= 488x9y
Como ele é divisível por 15,logo é divisível por 3 tambem.
E o critério de divisão de 3 é que a soma dos algarismos do número seja divisível por 3.

Logo, (4 + 8 + 8 + x + 9 + y)/3

Comutantemente, 488x9y é divisível por 5, e o critério de divisão de 5 é que o número termine e 0 ou 5.
Então,y pode ser tanto 0 como 5. [ Mas como queremos encontra a maior soma de x + y ,escolheremos  y = 5]

(4 + 8 + 8 + x + 9 + 5)/3 = (34 + x)/3 = 

Pensando um pouco,podemos ver que para que (34 + x) seja divisível por 3,o valor de x deverá ser igual a 8.
Veja, (34 + 9)/3 = (34 + 8)/3 = 42/3 = 14
O numero é 488895 
A soma é : x + y = 8 + 5 = 13 
x + y = 13

1 5 1