Respostas

2014-02-23T10:37:06-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Ana Carolina,

O motivo pelo qual a plebe teve de lutar pelos seus direitos em Roma é o mesmo que levou as pessoas às passeatas e manifestações no Brasil: os ricos estão satisfeitos com o poder e o dinheiro que acumulam, enquanto os pobres não são beneficiados, na mesma medida, com o progresso e desenvolvimento do país.

Ou seja, os plebeus eram os pobres de Roma e em razão disso não eram alvo de políticas públicas de qualidade e nem, muitas vezes, tinham seus interesses respeitados nas decisões governamentais. Assim, foi preciso muita luta, manifestações, e pressões para que os ricos e governantes promovessem a melhoria da qualidade de vida dessa parte da população.

De maneira semelhante, os pobres de nosso país necessitam lutar contra os absurdos que vemos todos os dias, com os latifundiários e empresários rurais querendo vantagens para si, os grandes empresários e bancos desejando aproveitar ao máximo a situação, ao explorarem a população em estado de vulnerabilidade social do Brasil.

Portanto, sem reivindicações e manifestações, as mudanças não serão obtidas, haja vista que a situação está boa para os poderosos, de modo parecido ao que ocorria no império romano.

Enquanto exemplos de direitos conquistados pelos plebeus está o de eleger tribunos, de poderem casar com os patrícios, bem como de eleger magistrados plebeus.

Bons estudos!


1 5 1