Explique por que:
- o íon sódio é um cátion?
- o íon sulfeto é um ânion?
- o ferro metálico conduz eletricidade?
- uma solução de nitrato de ferro conduz eletricidade?
- nitrato de ferro p.a. não conduz eletricidade?
- a gasolina não é miscível com água?

1

Respostas

2014-02-24T01:08:18-03:00
O íon sódio é um cátion porque ele tem distribuição eletrônica 1s2-2s2-2p6-3s1 e isso significa que para se estabilizar (alcançar o octeto) ele precisa perder esse elétron da última camada (3s1) ou receber 7 elétrons de outro átomo. É muito mais difícil receber 7 elétrons do que doar 1, então o sódio acaba por doar esse elétron, e o átomo que doa elétrons é chamado de cátion (íon positivo).
O ferro metálico conduz eletricidade porque as moléculas formadas por ligações metálicas, devido a sua estrutura, tem os elétrons de seus átomos distribuídos mais livremente na ligação, ou seja, os elétrons tem facilidade de movimentar que é justamente o que se conhece por corrente elétrica (movimento ordenado de cargas elétricas).
Uma solução de nitrato de ferro conduz eletricidade porque o nitrato de prata é um sal, e sais são compostos iônicos, que ao entrar em contato com a água sofrem dissociação e essa dissociação é responsável por deixar cargas livres, anions e cations, na solução para que possa ocorrer a formação de corrente elétrica.
A gasolina não é miscível em água porque composto apolares não se misturam a compostos polares. A água é um composto polar, pois sua molécula tem vetor momento dipolar resultante diferente de zero, já a gasolina é apolar, existem explicações para isso, mas resumindo: os hidrocarbonetos são substâncias apolares e como a gasolina é uma substância formada em sua grande maioria por hidrocarbonetos ela é considerada apolar. Ou seja, água=polar + gasolina=apolar-> não há interação.


1 3 1