estabeleça a relação entre as afirmações e
os Tópicos: 1 − Estruturalismo, 2 − Funcionalismo, 3 − Associacionismo, 4 − Behaviorismo, 5 −
Neobehaviorismo e 6 − Conhecimento científico.

( ) A ideia de adaptação ao meio faz parte das elaborações teóricas dessa escola.
A adaptação psicológica envolveria o conhecimento, por parte da consciência, das
possibilidades de ações em situações-problema, não agindo ao acaso. Esse modelo está presente na teoria da inteligência, proposta por Dewey.
h) ( ) A aprendizagem era interpretada em termos de conexões reais entre estímulos e respostas, não se admitindo nenhuma referência aos processos mentais.
i) ( ) Uma das críticas que podem ser feitas a essa escola refere-se ao modelo de adaptação dos melhores, dos mais aptos a ocupar cargos em fábricas, escolas, ou seja, ao processo de seleção generalizado que se instituiu.
j) ( ) Após experimentos com a inteligência animal, passou-se a acreditar em um conjunto causal de respostas, que seriam selecionadas por seus efeitos (A Lei do Efeito).
k) ( ) Essa abordagem afirmava que a Psicologia deveria tratar apenas do comportamento observável, sendo uma versão extrema do Associacionismo.
l) ( ) Nessa escola, o ambiente social passa a ser importante regulador, com a finalidade de adaptação, também presente na Escola Nova. Como no funcionalismo, cabia ao psicólogo buscar adaptar o indivíduo às necessidades da época.
m) ( ) Para essa abordagem, o comportamento das pessoas se localiza entre duas influências ambientais: os antecedentes e as consequências. O comportamento operante é um dos conceitos mais importantes dessa abordagem à Psicologia.

1

Respostas

2014-02-24T14:21:44-03:00
 g ( 2 )    m ( 5 )  
h ( 3 )    
 
 i ( 2 )     
j ( 3 )     

 k ( 4 )                                 
 l  ( 2 )
  
2 3 2
para mim a h é 4
Acho que é a 3 achei na apostila.
K (4)
A E B > são o número 6