Respostas

A melhor resposta!
2014-02-24T10:09:55-03:00
Uma das lutas contra o regime militar mais conhecidas foi a Guerrilha do Araguaia, ocorrida entre os anos de 1971 a 1974, nas matas do rio Araguaia.
Diferentemente das guerrilhas urbanas, as guerrilhas rurais, como a do Araguaia, visavam mobilizar a população camponesa para a luta armada. Nesses lugares isolados, havia maior possibilidade de organização e treinamento, além de abrigar militantes procurados pela polícia.

Os militantes do Araguaia instalaram vários postos nas matas estocando mantimentos, armas e munições. Para combater a guerrilha, o Exército montou uma base militar e postos policiais na região.

O governo militar mobilizou aproximadamente 10 mil soldados para combater cerca de 70 guerrilheiros, sufocando a guerrilha e executando a maioria de seus membros.
2 5 2
2014-02-24T10:11:22-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Foi um movimento armado de oposição ao regime militar instalado no Brasil em 1964.
Chamou-se Guerrilha do Araguaia porque sua base de operação era em cidades próximas ao rio Araguaia
1 4 1